A Vedovato Odontologia está sempre conectada com as necessidades de seus pacientes. As últimas pesquisas (Relatório “Investing in the growing sleep-health industry”, publicado em 2017 pela consultoria McKinsey e Associação Brasileira do sono) mostram que 20% da população mundial sofrem de insônia, incapacidade de iniciar ou manter sono, 35% dos paulistanos são insones e 33% dos brasileiros roncam enquanto dormem; o problema atinge três vezes mais os homens do que as mulheres até a meia – idade.
Ronco
O ronco é causado pela vibração dos tecidos moles do palato e da faringe, em função da turbulência da passagem do ar. Em muitos casos, pode ser sintoma de problemas mais graves como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). O ronco é um problema que altera a convivência com o cônjuge.
Principais achados da história (anamnese) e exame físico nos pacientes de ronco e apneia do sono:
- Medicamentos: ansiolíticos,indutores de sono, miorelaxantes;
- Bebida alcoólica ao dormir;
- Obesidade;
- Respiração bucal;
- Mandíbula pequena (alterações sobre o esqueleto crânio facial).
Apneia Obstrutiva do Sono:
A apneia é a obstrução das vias aéreas por alguns instantes durante o sono, pela aproximação dos tecidos moles localizados na faringe, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos, podendo ocorrer várias vezes por noite (apneia ou hipopneia).
Apnéia Obstrutiva do Ronco quando NÃO tratada pode levar a:
- Sonolência excessiva diurna;
- Enfarte do miocárdio;
- Diabetes mellitus tipo 2;
- Exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Acidente Vacular Cerebral AVC (Isquêmico);
- Hipertensão;
- Impotência sexual;
- Problemas de memória;
- Riscos de acidentes de trabalho e trânsito.
De fácil adaptação e com excelentes resultados, os aparelhos intraorais são indicados nos casos de ronco primário e nas apneias obstrutivas leves e moderadas. De custo relativamente baixo e confortável, essa opção de tratamento é confeccionada por dentistas com conhecimento e treinamento em medicina do sono.